quinta-feira, 31 de maio de 2012

Expedição Austrália


Pretendemos um feito único! Uma experiencia realmente desafiadora!
Conduzir três monomotores do Brasil até a Austrália onde participaremos do AU FLOAT TOUR 12, e depois trazê-los de volta ao Brasil.




Pilotos:
Rafael Moreira - Cessna U206 Stationair Amphibian
Marcelo  - Cessna C208 Grand Caravan Amphibian
Flavio Ribeiro (EU) - Cessna U206 Stationair Amphibian


Remarks para "tematizar" nossa formação.
STS/HOSP (No caso se aplica para voos com doentes ou feridos, transplante de orgãos ou medicamentos)
STS/EMER (Missao de emergencia)
STS/HUM (Voos por razoes humanitarias)
STS/SAR (Voo de operação de resgate)

Remark Obrigatórios:
- Caso voo noite: RMK/Daylight Flight
- Rmk/Formation flight - lead aircraft xxxxx 


Fizemos a primeira Leg ontem: SBBV - SV76
SBBV Boa Vista - SV76 Tocomita
328 nm
Estava pensando em FL080 ou FL100.




Rota plotada pelo PlanG




Em Boa Vista vamos começar na água, ao lado do aerodromo está o RIO BRANCO. Lá vai iniciar a coisa, Voo balizando IFR até SV76 para pousar no lago EMBALSE DE GURI ao lado da pista. Para balizar tem 2 VOR (LPD e CMA ou podemos arriscar o CMA direto so pela navegacao), depois NDB GRY direto para Tocomita. Qualquer coisa tem referencia visual (Ja que vamos fazer voo DAYLIGHT), 2 maciços grandes já na Venezuela. Nao tem erro.


O voo foi um voo-teste pra testar o entrosamento dos três aviões durante o voo. tivemos algumas dificuldade em voar todos juntos e volta e meia alguem ficava para trás.

Mas foi um aprendizado e uma experiência muito boa!

Segue algumas imagens do voo! nelas aparecem apenas Eu e Marcelo pois fiquei para trás por (imperícia minha) e quando enfim acompanhei o pessoal Rafael teve problemas com o FSX e teve que reiniciar.


Aqui contato visual com Marcelo


Aqui conseguimos voar em formação mas nosso líder teve problemas com o FSX.

 Sequencia do voo



Voando um pouco à frente com a ajda dos companheiros consegui otimizar o desempenho do avião reduzindo um pouco o passo de hélice para 80% e a potência do motor para 90% eixei a Mixtura em 37% no FL120 (12 mil pés)


Aguardem o próximo voo!




domingo, 20 de maio de 2012

Finalizado o Tour pelo Arquipélago Açores #09

Cessna C310


Esse voo conclui o passeio pelo arquipélago português. Todas as ilhas foram visitadas. A viagem foi muito boa.


Confira no mapa o trajeto simplificado:



Azores VFR Tour Leg 9

Depature:S. Jorge
Destination:Santa Maria
Charts:LPSJ-LPAZ

Route:

Leave S. Jorge Airfield and follow radial 303 inbound VMG VOR. When you have S. Miguel Island in sight proceed visually to Ponta Delgada Airport and perform a low pass. When airborne, turn right and  follow radial 342 inbound VSM VOR. At Santa Maria join the traffic pattern and proceed to the last landing of this Tour. Congratulations!


rota:

Deixe o aeroporto de S. Jorge e siga radial 303 de entrada do VOR VMG. Quando tiver visual da Ilha de S. Miguel, prosseguir visualmente para Aeroporto de Ponta Delgada e realizar uma passagem baixa. No ar, vire à direita e siga radial 342 de entrada do VOR VSM. Em Santa Maria aderir ao padrão de tráfego e proceder ao desembarque deste último Tour. Parabéns!

METAR
LPAZ 201700Z 32011KT 9999 FEW024 19/12 Q1029

Vento vindo de 320° com 11 nós;
Visibilidade maior que 10Km;
Poucas Nuvens a 2400 pés de altura;
Temperatura 19°C, Ponto de Orvalho 12°C;


Relatório de Acidentes:

De acordo com a caixa-preta deduzimos o seguinte: O piloto no momento da decolagem subiu bruscamente e a cauda bateu no chão. Este não parece ser a causa do incidente, no entanto, foi um fator contribuinte.

No momento da aterrissagem a aeronave tocou o soloa 123 nós com uma velocidade vertical de  -923 pés/m. Causando danos.
Nenhuma situação de emergência foi declarado antes do acidente.

Opinião dos passageiros:
-Foram irritados com o excesso de forças G. (2,57).
-Estavam ansiosos porque ouviram um som alto vindo da parte traseira da aeronave sobre a decolagem (no momento em que a cauda tocou o solo).
-Ficaram muito ansiosos por causa desse problema durante todo o voo.


Parecer do Comandante



Em que pese a pouca habilidade com voo, não recomendo o Cessna   C310 para pilotos iniciantes. Ele responde bem aos motores e isso o torna um tanto difícil de controlar causando subidas e descidas muito bruscas quando não estão sob o Piloto Automático, mesmo mantê-lo alinhado com a pista durante a rolagem não é tarefa fácil.

(Pode ser encontrado no site do fabricante ou em blogs dedicados)


sábado, 12 de maio de 2012

De Volta a São Jorge #8



Voando de volta ao aeroporto de São Jorge






Azores VFR Tour Leg 8

Depature:Corvo
Destination:S. Jorge
Charts:LPCR-LPSJ

Route:

After departure fly southbound direct to Flores Island. From there follow radial 121 outbound FRS VOR. At about 110 nm from FRS you should have the Island of S. Jorge in sight. Continue visually and land at S. Jorge Airfield.



Rota:


Após a partida de voar para o sul direto a Ilha das Flores. De lá, siga radial 121 VOR saída FRS. A cerca de 110 nm de FRS você deve ter a Ilha de S. Jorge à vista. Continue visual e pousar no aeródromo de S. Jorge.



Pouso:

Relatório de Incidente:

O piloto usou tom excessivo ao aterrar a aeronave ea cauda bateu no chão. O piloto aterrou cerca causando um pneu explodir. Havia um piloto excepcional a bordo e apesar da terrível situação, ele foi capaz de pousar o avião com segurança.


Açores #7 Corvo

Voos realizados no Arquipélago





Azores VFR Tour Leg 7

Depature:Flores
Destination:Corvo
Charts:LPFL-LPCR

Route:

A small group of tourist wants to visit the the smallest island of archipelago, the Corvo Island. So, take them with you and after departure fly direct to Ponta Delgada and then to Corvo Island. From there make a small sightseeing flight wish should have a duration of at least 10 minutes. After the sightseeing land at Corvo Airfield.




Rota:

Um pequeno grupo de turistas quer visitar a ilha mais pequena do arquipélago, a Ilha do Corvo. Então, vou levá-los com e depois da partida de voar direto para Ponta Delgada e depois para Ilha do Corvo. E lá, faremos um pequeno passeio que deverá ter uma duração de pelo menos 10 minutos. Após o passeio, aterrissagem no Aeroporto de Corvo.


METAR
LPFL 121700Z 03009KT 340V070 4000 -RA FEW006 BKN008 16/15 Q1025 


Dia 12 às 17:00 (hora zulu);
Vento vindo de 030° com 09 nós;
Vento variando de 340° a 070°;
Visibilidade 4000m;
Chuva leve;
Poucas nuvens a 600 pés de altura;
Nublado a 800 pés de altura;
Temperatura 16°C, Ponto de Orvalho 15°C;


Relatório de Incidente:

O piloto aterrou com força causando a explosão de um pneu. O piloto conseguiu pousar a aeronave com segurança.



Parecer Passageiro: vôo excepcional (100%)
-O prazer de ter desembarcado na hora exata.
-Está aliviado por ter pousou em segurança após a condições meteorológicas extremas que eles experimentaram durante o pouso.
-Foram irritado com o excesso de forças G. (2,65).
-Estava muito ansioso por causa do problema durante o vôo.
-Foram exonerados para pousar com segurança depois de uma emergência.
-Será que eles desembarcaram ou se caiu (hard landing).

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Arquipélago de Açores Leg #6

Aeroporto da Ilhas da Flores



Ilha das Flores



Azores VFR Tour Leg 6

Depature:Horta
Destination:Flores
Charts:LPHR-LPFL

Route:

After departure fly direct to Capelinhos Volcano. When leaving Faial Island fly radial 310 inbound FRS VOR. Reaching at Flores Island proceed a touch and go and then a full stop landing at Flores Airfield.



Rota:

Após a partida de voar direto para Vulcão dos Capelinhos. Ao sair da Ilha Faial ajuste no radial 310 VOR FRS Flores. Chegar na Ilha das Flores proceder a um touch and go e depois uma aterragem com paragem completa no Aeroporto Flores.




METAR
LPHR 092330Z 04016KT 9999 SCT012 BKN030 16/14 Q1003 


Dia 09 às 23:30 (hora zulu)
Vento vindo de 040° a 16 nós;
Visibilidade maior que 10 Km;
Nuvens esparsas a 1200 pés de altura;
Nublado a 3000 pés de altura;
Temperatura 16°C, Ponto de orvalho 14°C;

Viagem #5 pelo arquipélago de Açores Portugal

Traçado dos voos até aqui:






A atração dessa perna ficou por conta de dois vulcões na ilha Faial, Açores, em especial O Capelinhos.




O Vulcão dos Capelinhos, também referido na literatura vulcanológica como Mistério dos Capelinhos, localiza-se na Ponta dos Capelinhos, freguesia do Capelo, na Ilha do Faial, nos Açores. Constitui-se em uma das maiores atrações turísticas do Atlântico, nomeadamente dos Açores, pela singularidade de sua beleza paisagística, de génese muito recente e quase virgem.
Geológicamente insere-se no complexo vulcânico do Capelo, constituído por cerca de 20 cones de escórias e respectivos derrames lávicos, ao longo de um alinhamento vulcano-tectónico de orientação geral WNW-ESE. O nome Capelinhos deveu-se à existência de dois ilhéus chamados de "Ilhéus dos Capelinhos".
O vulcão manteve-se em actividade por 13 meses, entre 27 de Setembro de 1957 e 24 de Outubro de 1958. A erupção dos Capelinhos, provavelmente terá sido uma sobreposição de duas erupções distintas, uma começada a 27 de Setembro de 1957, e a segunda, a 14 de Maio de 1958. A partir de 25 de Outubro, o vulcão entrou em fase de repouso. Do ponto de vista vulcanológico, deverá ser considerado um vulcão potencialmente ativo.


 





Azores VFR Tour Leg 5

Depature:Graciosa
Destination:Horta
Charts:LPGR-LPHR

Route:

After departure fly to GC NDB and leave GC on QDR 240. Reaching Faial Island you will see The Capelinhos, a small piece of land that emerged from the sea in a Volcano Eruption in 1957/58. Turn right and follow the coastline in clockwise direction to the city of Horta and then to land at Horta Airfield.


Tradução do Briefing


Após a decolagem voar para GC NDB e deixar GC em QDR 240. Alcançando a Ilha do Faial você vai ver O Capelinhos, um pequeno pedaço de terra que emergiu do mar em uma erupção do vulcão em 1957/58. Vire à direita e siga a costa no sentido horário para a cidade da Horta e, em seguida, para pousar no aeródromo de Horta.

Metar do Aeroporto de Graciosa não estava disponível. Um pouco de nevoeiro e vento a 07 nós vindo de NE.



Metar do Destino - Aeroporto de Horta.
LPHR 092130Z 06012KT 9999 -RA SCT008 BKN012 16/15 Q1001



Dia 09 às 21:30 (hora zulu);
Vento vindo de 060° com 12 nós;
Visibilidade maior que 10km;
Chuva leve
Nuvens esparsas a 800 pés de altura;
Nublado a 1200 pés de altura;
Temperatura 16°C, ponto de orvalho 15°C;


 Aproximação do Aeroporto de Horta


Pousado, ao fundo torre do Aeroporto de Horta.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Azores viagem n° 4

Mapa simplificado das viagens até aqui:



Azores VFR Tour Leg 4

Depature:Pico
Destination:Graciosa
Charts:LPPI-LPGR

Route:

After departure fly northeast direct to S. Jorge Airfield. Here make a full stop landing to take some friends who are on vacations for a ride. Wait at least 5 minutes to give them time to board. Take off and fly weastbound to Ponta dos Rosais and then fly northeast direct to Graciosa Island. Circle the island in clockwise direction to Graciosa Airfield.



Rota:


Após a partida voar direto para nordeste até o Aeroporto de S. Jorge. Aqui fazer uma aterragem com paragem completa e pegar alguns amigos que estão em férias para um passeio. Aguardar pelo menos 5 minutos para dar-lhes tempo para embarcar. Decolar e voar contornando a ila até a Ponta dos Rosais e depois voar a nordeste direto para Ilha Graciosa. Circule a ilha no sentido horário para Aeroporto de Graciosa.

O METAR não estava disponível mas o tempo estava bom. Nuvens escuras apenas a 4000 pés.

O pouso no aeroporto S. Jorge foi sofrível e tive que deixar passageiros pra dar manutenção no trem de pouso e nos freios que ficaram danificados. como tive que deixa-los antes do destino o voo foi classificado como horrível (fazer o que).

O destino final foi meio complicado pois o tempo IVAO enlouqueceu e passou a mostrar vento de 23 nós. Para acabar pedir o trem de pouso e ele não baixou devido excesso de velocidade, mas pensei ter baixado. Resultado: pouso de barriga.

É isso! até a próxima!