domingo, 20 de maio de 2012

Finalizado o Tour pelo Arquipélago Açores #09

Cessna C310


Esse voo conclui o passeio pelo arquipélago português. Todas as ilhas foram visitadas. A viagem foi muito boa.


Confira no mapa o trajeto simplificado:



Azores VFR Tour Leg 9

Depature:S. Jorge
Destination:Santa Maria
Charts:LPSJ-LPAZ

Route:

Leave S. Jorge Airfield and follow radial 303 inbound VMG VOR. When you have S. Miguel Island in sight proceed visually to Ponta Delgada Airport and perform a low pass. When airborne, turn right and  follow radial 342 inbound VSM VOR. At Santa Maria join the traffic pattern and proceed to the last landing of this Tour. Congratulations!


rota:

Deixe o aeroporto de S. Jorge e siga radial 303 de entrada do VOR VMG. Quando tiver visual da Ilha de S. Miguel, prosseguir visualmente para Aeroporto de Ponta Delgada e realizar uma passagem baixa. No ar, vire à direita e siga radial 342 de entrada do VOR VSM. Em Santa Maria aderir ao padrão de tráfego e proceder ao desembarque deste último Tour. Parabéns!

METAR
LPAZ 201700Z 32011KT 9999 FEW024 19/12 Q1029

Vento vindo de 320° com 11 nós;
Visibilidade maior que 10Km;
Poucas Nuvens a 2400 pés de altura;
Temperatura 19°C, Ponto de Orvalho 12°C;


Relatório de Acidentes:

De acordo com a caixa-preta deduzimos o seguinte: O piloto no momento da decolagem subiu bruscamente e a cauda bateu no chão. Este não parece ser a causa do incidente, no entanto, foi um fator contribuinte.

No momento da aterrissagem a aeronave tocou o soloa 123 nós com uma velocidade vertical de  -923 pés/m. Causando danos.
Nenhuma situação de emergência foi declarado antes do acidente.

Opinião dos passageiros:
-Foram irritados com o excesso de forças G. (2,57).
-Estavam ansiosos porque ouviram um som alto vindo da parte traseira da aeronave sobre a decolagem (no momento em que a cauda tocou o solo).
-Ficaram muito ansiosos por causa desse problema durante todo o voo.


Parecer do Comandante



Em que pese a pouca habilidade com voo, não recomendo o Cessna   C310 para pilotos iniciantes. Ele responde bem aos motores e isso o torna um tanto difícil de controlar causando subidas e descidas muito bruscas quando não estão sob o Piloto Automático, mesmo mantê-lo alinhado com a pista durante a rolagem não é tarefa fácil.

(Pode ser encontrado no site do fabricante ou em blogs dedicados)


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